PT EN ES

O futuro da Gestão de Riscos e da integridade 

21 de setembro de 2023
Claudinei Elias

Publicado originalmente na Revista RI.

O futuro da Gestão de Riscos 

Riscos são parte fundamental da vida e continuarão a existir no futuro. No entanto, os tipos de riscos que enfrentamos provavelmente mudarão. Por exemplo, estamos acompanhando um aumento da exposição aos riscos associados às mudanças climáticas, ataques cibernéticos e instabilidade geopolítica. 

Neste cenário, governos e empresas precisam trabalhar juntos para desenvolver novas estratégias de Gestão de Riscos. Para tal, é preciso investir e intensificar o uso em novas tecnologias, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, que possam identificar e mitigar riscos emergentes, antes que eles se tornem um grande problema. 

O futuro da integridade 

A integridade é essencial para construir a confiança no governo e nos negócios. No futuro, provavelmente veremos um foco contínuo na integridade como um valor fundamental. Isso será impulsionado por um crescente reconhecimento de que a confiança é essencial para a coesão social e o crescimento econômico. 

Para manter a integridade, governos e empresas precisam ser transparentes e responsáveis, o que envolve a implementação de medidas para prevenir a corrupção, como fortalecer as leis antissuborno e aumentar a transparência nos processos de aquisição. 

Saiba mais sobre consultoria e tecnologias para GRC 

uma empresa