PT EN ES
Fale conosco

Varredura do horizonte regulatório: Por que ela deve estar na sua caixa de ferramentas de riscos 

6 de junho de 2025
SAI360

Publicado originalmente no blog da SAI360, parceira da Ambipar ESG para soluções de GRC.   

As mudanças regulatórias continuam desafiando organizações ao redor do mundo. Desde a Digital Services Act do Reino Unido e o Cyber Resilience Act da União Europeia até o Corporate Transparency Act dos Estados Unidos, as empresas precisam estar constantemente atentas às regulamentações locais e globais em andamento. Com o aumento das exigências de divulgação ESG, o avanço da governança sobre inteligência artificial (IA) e a crescente onda de ações regulatórias, o volume de novos requisitos — e a velocidade com que surgem — está forçando as empresas a repensarem a forma como acompanham os riscos. 

É aí que entra a varredura do horizonte regulatório impulsionada por IA. Ao monitorar desenvolvimentos externos, a varredura de horizonte pode garantir que informações relevantes — incluindo mudanças regulatórias, alterações de políticas e tendências de fiscalização — estejam no seu radar antes de se tornarem um problema para o negócio. Quando bem feita, a varredura do horizonte regulatório ajuda as equipes de compliance e risco a passarem da reação para a preparação. 

Como a varredura do horizonte está sendo utilizada? 

Considere que uma empresa de biofarmacêutica está usando a varredura do horizonte para monitorar publicações de agências internacionais de saúde sobre controles mais rigorosos para terapias gênicas. Meses antes de os órgãos regulatórios se envolverem, essa empresa já está preparando sua comunicação e resposta. Uma concorrente, por outro lado, é pega de surpresa quando os regulamentos formais são elaborados. 

Além da varredura do horizonte regulatório, as empresas estão usando a varredura do horizonte impulsionada por IA para tomar decisões informadas sobre o mercado, concorrentes, tendências e mais. 

Aqui estão alguns exemplos: 

  • Monitoramento de tendências da indústria: Acompanhamento de inovações emergentes e mudanças no mercado; 
  • Identificação de tecnologias futuras: Identificação de ferramentas em desenvolvimento que podem melhorar as operações ou interromper as vendas; 
  • Descoberta de novas oportunidades: Exploração de mercados inexplorados e áreas para crescimento. 

Considerações finais 

A varredura do horizonte regulatório não se trata de prever o futuro. Trata-se de estar preparado para o que está por vir. Para as organizações que já realizam a varredura do horizonte, é hora de ir além dos alertas. O próximo passo? Operacionalizar a varredura do horizonte regulatório e integrá-la como parte da sua estratégia de gestão de riscos corporativos

–   

A Ambipar ESG, aliada à SAI360, pode te ajudar com a gestão de riscos da sua empresa!   

Saiba mais 

a360


a360
a360


close-link

uma empresa