PT EN ES

Selo Empresa Verde promove a sustentabilidade corporativa entre empresas pernambucanas 

16 de maio de 2024
Ambipar ESG

O Selo Empresa Verde — promovido pela Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe) — tem o objetivo de promover a preservação ambiental e a sustentabilidade corporativa entre empresas pernambucanas de todos os portes e segmentos. 

Anualmente, o Programa Selo Empresa Verde avalia e seleciona as empresas inscritas, fornecendo o selo àquelas que cumprirem os requisitos de promoção do desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente. Ao comprovar seu comprometimento com a sustentabilidade corporativa, empresas certificadas com o selo podem atrair novos clientes, além de aproveitar benefícios como uma maior facilidade de acesso às linhas de créditos com critérios ambientais. 

Certificações como essa vêm na esteira da crescente frequência de eventos climáticos catastróficos — como as enchentes observadas no Rio Grande do Sul nas últimas semanas—, bem como do endurecimento de legislações ambientais ao redor do globo. A título de exemplo, podemos citar a CSDDD, legislação rigorosa proposta recentemente pela União Europeia, que promete impactar fortemente a sustentabilidade corporativa.  

Nesse contexto, é cada vez mais comum que investidores e consumidores busquem empresas que avaliem seu impacto ambiental e mitiguem os riscos decorrentes desse impacto. Dessa forma, a promoção de práticas corporativas sustentáveis se torna essencial para agregar valor à marca e manter uma relação de transparência e confiabilidade com os stakeholders. 

Ao adotar o Selo Verde, fornecido pela Ambipar Certification, que integra a Ambipar ESG, a empresa certificada é reconhecida como referência na gestão de resíduos, assegurando a execução adequada de todas as etapas do processo, desde a geração de resíduos até a sua destinação final. Além disso, a empresa, uma vez certificada com o selo, passa a estar preparada para avaliações de selos estaduais, concorrências e licitações. 

A certificação atesta que a organização está em conformidade com a legislação vigente, respeitando os requisitos presentes na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Práticas de aterro zero e economia circular também podem ser comprovados através da nossa auditoria transparente. 

Saiba mais sobre o Selo Verde 

uma empresa