Muitas pessoas se perguntam se ainda há espaço para explorar ou mesmo escrever um livro sobre Liderança nos dias de hoje. Para os autores Nilima Bhat e Raj Sisodia, sim. O livro “Lideranca Shakti: equilíbrio do poder feminino e masculino nos negócios” foi lançado nos EUA em 2017. O Brasil foi o primeiro país a comprar os direitos da obra pelo Instituto do Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) e a difundir os conceitos entre os líderes e empresas.
De acordo com a visão dos autores , apenas para dar alguns exemplos, se ainda estamos poluindo o planeta Terra, promovendo guerras ou mantendo relacionamentos interpessoais pobres e tóxicos, esses são sinais de que todos nós temos uma longa jornada de autoconhecimento e elevação de consciência para percorrer.
Quando falamos de Liderança, logo colocamos o foco nos nossos chefes ou presidentes de países. Liderança Shakti é muito mais do que discutir papéis e posições corporativas, mas vamos começar por aí.
Liderança e poder são conceitos indissociáveis. Na realidade, são tão interdependentes que parecem ter o mesmo significado. Só que não.
Liderança é a forma de operar a vida pessoal das empresas ou qualquer outra formação do coletivo. A qualidade da liderança está relacionada ao nível de consciência que o indivíduo tem sobre a vida. Quando o nível de consciência é baixo, normalmente, a qualidade do poder é o que chamamos de falso. Falso porque está atrelado à ideia de escassez. Impera a crença de que, para o líder ser vitorioso, todos ao redor precisam perder. É uma equação que parece ter vencedores, mas o resultado é zero para todos.
Por outro lado, conforme o indivíduo se dedica ao autoconhecimento, busca curar-se de traumas, livrar-se de viver sob crenças limitantes ou vieses inconscientes, o nível de consciência se eleva. O indivíduo percebe a importância do outro e do grupo que gira ao seu entorno. Entra em contato com o seu propósito e entende, finalmente, que poderá operar sempre com o mindset da abundância. E é este mindset que chamamos de Poder verdadeiro.
Você está me seguindo até aqui? Vou resumir! Há duas equações de liderança:
Liderança Inconsciente: baixo nível de consciência = Poder falso = escassez = jogo ganha-perde.
Liderança Consciente: alto nível de consciência = Poder verdadeiro = abundância = jogo ganha-ganha.
Com qual poder você está liderando a sua vida? Com qual poder você lidera a sua equipe?
Seguimos com um pouco mais sobre os conceitos da Liderança Shakti.
Existe um outro conceito que a Liderança Shakti desconstruiu: que a Liderança é um papel. Não. Você não dorme sob o seu CPF acorda e vai ao trabalho com o seu CNPJ. Não funciona assim. A Pessoa que você é, é o Líder que você é. Você e Líder são exatamente a mesma pessoa. Você traz para a arena do trabalho muito de si próprio. E, se você pensar bem, é uma ideia revolucionária e libertadora. Entender que você pode e deve ser você quando está liderando uma equipe é dar espaço para a autenticidade. Quando desistimos da ideia de ser ou parecer outra pessoa, assumimos o nosso protagonismo, colocamos nossa força e criatividade para manifestar o nosso melhor para o bem de todos.
A Liderança Shakti é um modelo que integra as características femininas e masculinas. Estimula a ser quem realmente somos por meio da elevação de consciência, do autoconhecimento. É um convite para uma jornada de dentro para fora. Ela é composta por alguns elementos: Shakti, Presença, Jornada do Herói, Plenitude, Flexibilidade e Congruência. E, de uma forma radicalmente reduzida e simplificada, podemos explicar assim:
Quando compreendemos que o Universo é abundante (Shakti), permanecemos em um estado de presença, que nos ensina que não há nada o que temer (Presença). Para ter acesso a esse nível de consciência é necessário sair da nossa zona de conforto, parar de ser operado por crenças limitantes e seguir uma jornada para o desconhecido (Jornada do Herói). Percorremos esta jornada, olhando para dentro, percebendo o nosso lado luz e sombra (Plenitude) e fazendo curas constantes. Observando nossas características femininas e masculinas. Colocando-as em ação, de acordo com o contexto (Flexibilidade).
Esta jornada heroica permite olhar para dentro para manifestar o melhor externamente. Conscientes, somos capazes de acessar nosso propósito é alcançar o entendimento que estamos aqui para servir a si, ao outro e ao Planeta. Descobrimos que somos líderes-servidores.
E por que Shakti? Shakti é uma palavra originada da cultura Hindu (sânscrito). Significa, em resumo, uma força criativa, feminina, que envolve a todos e tudo o que existe. Esta força, presente em todos nós, precisa ser revelada e restaurada. É uma força generosa que, em contato com o Masculino, tudo cria e transforma. Estamos falando de um feminino e de um masculino adultos, conscientes e orientados pelo propósito.