PT EN ES

Aprendizagem GRC Plus: uma fórmula vencedora para uma cultura corporativa ética 

8 de fevereiro de 2024
SAI360

Originalmente publicado no blog da SAI360, parceira da Ambipar ESG | Bravo GRC para tecnologias GRC.     

Tradicionalmente, negócios x ética era um bate-cabeça, com a crença predominante de que as empresas eram apenas responsáveis por gerar lucros, levando as organizações a concentrar estreitamente os esforços em atender às expectativas dos acionistas. No entanto, a crescente inspeção das práticas de negócios nos últimos anos por consumidores, reguladores e outros stakeholders está criando uma mudança de paradigma. As empresas ainda estão focadas em gerar lucros, mas muitas estão fazendo isso com maior atenção à tomada de decisões éticas e à cultura corporativa ética. 

Como resultado, um número crescente de organizações está priorizando o cultivo de uma cultura corporativa ética. Isso vai além da mera conformidade, incorporando confiança e integridade ao cerne de todas as operações comerciais. 

Mudança desta magnitude não é fácil. Criar um novo conjunto de valores não resultará magicamente em uma tomada de decisões ética. Para uma mudança de longo prazo, uma combinação de esforços de Governança, Risco e Compliance (GRC) e Aprendizagem em Ética e Compliance (E&C) é essencial. 

Governança, Risco e Compliance (GRC) fornece uma estrutura organizada para mitigar e abordar questões complexas no local de trabalho relacionadas a Conflitos de Interesse, Controles Internos e Gestão de Incidentes. Programas de Aprendizagem em Ética e Compliance (E&C) educam os funcionários sobre como reconhecer e responder a questões éticas, incluindo assédio sexual, treinamento em risco de tecnologia e educação do conselho para promover uma força de trabalho informada e eticamente consciente 

Essa abordagem dupla de GRC e Aprendizagem em E&C demonstra o compromisso da sua organização com a responsabilidade ética e cultiva uma cultura corporativa que prioriza a tomada de decisões ética. Também garante que os funcionários estejam cientes dos requisitos regulamentares em constante evolução e equipados com o conhecimento e as ferramentas para tomar decisões eticamente acertadas. 

Como adotar uma abordagem unificada 

“Cultura — o conjunto compartilhado de valores, mentalidades e pressupostos distintos de uma organização — é o principal fator que determina a quantidade de conduta indevida que ocorrerá.” — Ethical Boardroom 2020   

Nas fases iniciais da priorização de uma cultura corporativa ética, é imperativo estabelecer uma base que vá além da mera adesão a políticas. Trata-se de estabelecer em toda a empresa um ethos alinhado com o código de conduta da organização. As ações necessárias incluem a atualização regular do código de conduta da sua organização, políticas relacionadas e conteúdo de treinamento para incluir novas preocupações éticas à medida que surgem — como a natureza dinâmica da Inteligência Artificial no local de trabalho

Programas de aprendizagem eficazes podem garantir que todos os membros da equipe — da diretoria à linha de frente — compreendam as implicações éticas de suas decisões. Idealmente, esses programas de Ética e Compliance devem espelhar cenários da vida real e utilizar estudos de caso para aprimorar a capacidade dos funcionários de gerenciar riscos. Dessa forma, o aprendizado se torna uma experiência de “ligar os pontos” conectada às situações reais dos funcionários. 

Uma força de trabalho bem capacitada para reconhecer riscos potenciais é fundamental para práticas comerciais éticas e responsáveis. Conforme a cultura do local de trabalho evolui, ampliar a definição de “cultura corporativa” para incluir uma gama mais ampla de prioridades torna-se essencial para o sucesso organizacional. 

O caminho a seguir na governança corporativa ética 

A integração de GRC com programas de aprendizagem robustos fortalece significativamente os esforços para construir uma cultura empresarial ética. Ao priorizar a cultura ética e equipar os funcionários com as ferramentas e conhecimentos certos, as empresas podem garantir conformidade, mitigar riscos e proteger sua reputação. Isso destaca a fórmula vencedora de combinar GRC com aprendizagem para práticas comerciais responsáveis. 

uma empresa