PT EN ES

Mercado global de soluções para LGPD pode superar os US$ 4 bilhões até 2025  

11 de maio de 2023
Bravo

De acordo com um levantamento recente da Bravo Research, braço de Insights e Inteligência da Bravo, empresa pioneira em tecnologia e consultoria especializada na implementação e oferta de soluções de Governança, Riscos, Compliance e ESG, até 2025 o mercado global de soluções para LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) pode superar os US$ 4 bilhões. O motivo muito se deve ao custo alto de soluções não-compliance que as companhias estão enfrentando. Daí a demanda por serviços de compliance, levando as companhias a investirem em soluções e domínio de dados privados.   

Embora esse número esteja elevado, ainda segundo o levantamento, há questões em relação à maturidade da organização nesses requisitos. Cerca de 40% das organizações relataram que existe uma ausência de definição e liderança de proteção de dados. A falta de orçamento vem logo abaixo com 38,1%, seguida da falta da definição clara dos aspectos diante da lei com 36,1%.   

A Gestão de Riscos continua sendo um dos motivos pelo apoio ao entendimento dos dados LGPD. Enquanto, em 1970, os sistemas de informação eficazes da época se detinham em DSS e o DataWarehouse; a partir de 2010, com o crescimento da internet e o avanço da tecnologia, conseguimos mapear o uso de sistemas de inteligência de negócios enumerando sistemas como: Analytics as a Service, IoT, Insights, Cloud Platform-for-insights as a service. Embora os números ainda ditem que a LGPD precisa ser posta como assunto de relevância para essas empresas na prática, o uso de softwares do mercado de Análise de Riscos pela área de compliance  traz maturidade às mesmas.   

Com o início das penalidades administrativas previstas na LGPD, e com a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) se tornando uma autarquia, o tema que parecia ter saído de pauta no cenário empresarial brasileiro voltou mais em voga do que nunca. Segundo pesquisa da BluePex Cybersecurity, apenas 15% das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) se sentem aptas a aderir a todas as exigências da LGPD. 

Esse cenário nos mostra o espaço que soluções para LGPD têm para crescer, dada a dificuldade que muitas empresas estão enfrentando nesse processo de transição. Ou seja, softwares de apoio que auxiliam, de forma tecnológica, o processo de conformidade das empresas, estão ganhando notoriedade com um papel cada vez mais relevante no mercado, e representarão ponto-chave para que as empresas estejam em conformidade com a lei. 

Este tema não se restringe apenas ao Brasil. Aprovada em 2016 e tendo efetividade em 2018, a General Data Protection Regulation (GDPR), nascida na Europa, serve de modelo para diversos outros países no mundo e, globalmente, o processo de adaptação com softwares de conformidade é adotado de forma integrada, eficiente e segura. 

uma empresa