A importância da Semana do Meio Ambiente

Maria Silvia Costa

Os objetivos definidos pela ONU no Pacto Global determinam o ano de 2030 como a data limite na qual toda a humanidade precisa se tornar mais consciente do aquecimento global, voltando o olhar para sua forma de operar seus negócios e sua vida.

A Semana do Meio Ambiente é exatamente para isso. Este ano, é celebrada entre os dias 31 de maio e 5 de junho, e o tema é #UmaSóTerra, o mesmo da Conferência de Estocolmo de 1972, onde foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que completará 50 anos em 2022. Com o objetivo de celebrar, proteger e restaurar o nosso planeta, a data é uma oportunidade de olharmos para as essas questões e refletirmos sobre o quanto as empresas estão se movimentando para integrar o risco ambiental às suas operações, com políticas que visam estancar de vez os impactos crônicos sobre a natureza.

Agora é, mais do que tudo, tempo de refletir e compreender como o seu negócio pode contribuir. Não é mais uma opção, e sim uma necessidade, implementar atividades com foco na pauta ambiental. Não existe mais a possibilidade de uma empresa não se responsabilizar pelos seus impactos no meio ambiente ou, caso seja uma empresa não poluidora, não ajudar da forma que pode. Afinal, todos nós enfrentamos as consequências dessa irresponsabilidade.

Portanto, todos precisamos contribuir e estabelecer metas ambientais para que os riscos sejam mitigados e, no futuro, nós possamos ter a certeza de termos feito tudo ao nosso alcance para amenizar os danos que causamos à natureza. E é disso que se trata a Semana do Meio Ambiente.