PT EN ES

Política Nacional do Meio Ambiente  

26 de maio de 2022
Bravo GRC

Entre os dias 18 e 22 de maio, aconteceu, no Rio de Janeiro, o Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes. O evento, realizado pelo Banco do Brasil e pela Petrobrás, tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Banco Central e reuniu por volta de 60 presidentes de empresas nacionais e internacionais.  

Este tipo de evento marca temas que estão em voga pelas empresas e pelo poder público: Economia verde, ESG, Sustentabilidade, Mercado de carbono, entre outros na lista de assuntos muito presentes no mercado atualmente e que você tem que se preparar para discutir. 

Para você poder conhecer mais sobre este assunto, a Bravo Research preparou estudos que irão auxiliar na sua jornada de conhecimento do tema. 

O primeiro deles trata sobre a PMNE – Política Nacional do Meio Ambiente. Você a conhece? 

Clique aqui para ler o estudo

“Esta política tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.” (Trecho retirado da PMNE) 

Mecanismos de coleta de dados, a exemplo do RAAP (Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais), integram um arranjo de governança e instrumentos com o objetivo de trazer informações que possam auxiliar a promover o equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e proteção da vida humana. 

E como isso interage com a nossa realidade? O RAPP, como mencionamos anteriormente, é um mecanismo de controle das indústrias e setores poluentes. Por meio dele, ao longo do tempo, poderemos ter visibilidade do comportamento das atividades poluidoras para podermos direcionar inovação, pesquisa e estratégias de melhorias nestes setores.  

Desejamos boa leitura e que o conteúdo o instigue a aprender cada vez mais. 

Próximo conteúdo relacionado: Contexto Internacional, ESG e Sustentabilidade Corporativa – Como isso encaixa na sua realidade. 

uma empresa