PT EN ES

Seguros contra ciberataques podem elevar a sua gestão de riscos 

Conheça o relatório produzido pela Bravo Research

9 de fevereiro de 2023
Bravo GRC

A relação entre riscos e seguros pode parecer óbvia, mas muitos gestores de riscos não trazem as técnicas de financiamento de riscos para a sua estratégia de alocação de capital. Vale lembrar, no entanto, que a contratação de seguros é uma das mais avançadas e maduras ferramentas de transferência de riscos no arsenal de proteção e gestão de riscos das organizações. 

Falamos aqui de uma indústria nova, emergente e crescente. As empresas que adotam uma estratégia de seguros de segurança cibernética são consideradas pioneiras, e têm se beneficiado disso. Trata-se de um contrato que visa a redução de riscos trazidos pela exposição digital, em especial riscos de impactos financeiros associados aos negócios online ou offline. Hoje, as companhias que não nasceram digitais estão se tornando cada vez mais digitais, o que explica o crescimento deste mercado. 

Para a proposição e aquisição de uma apólice ou programa de seguros de segurança cibernética, o segurado precisará cuidar bem dos seus ativos digitais. Este relatório demonstra o franco crescimento global e local do mercado de seguros relacionados à cibersegurança, bem como os caminhos para uma melhor e aprimorada gestão desses riscos. Tal gestão facilita a aceitação das apólices pelas seguradoras e possibilita a validação das coberturas, uma vez que comprova às seguradoras que existe uma governança dos riscos envolvidos. 

O seguro para as exposições de cibersegurança, contexto principal deste relatório, também chamado de seguro de responsabilidade cibernética ou seguro cibernético, tem sua origem no seguro de erros e omissões (E&O), um seguro que visa proteger contra falhas, erros e defeitos nos serviços prestados por uma empresa, sendo análogo às apólices de responsabilidade do produto para empresas que vendem produtos físicos ou digitais. 

As políticas de segurança cibernética podem mudar repentinamente, dada a natureza dinâmica e fluída dos riscos cibernéticos associados. Diferente dos seguros já bem estabelecidos, os subscritores de apólices de seguro de segurança cibernética têm dados limitados para formular modelos de risco e determinar as coberturas, taxas e prêmios da apólice de seguro. Por isso, os subscritores têm sido muito cuidadosos e cautelosos na aceitação desses riscos, o que leva aos potenciais segurados estabelecerem técnicas e ações mais profundas de análise e proteção para suas exposições. É o caso das novas tecnologias adotadas como, por exemplo, Breach and Attack Simulation (Simulações de Ameaças, Violações e Ataques). 

Saiba mais e amplie a sua caixa de ferramentas para navegar por esses mares. 

Baixe o relatório completo

uma empresa