PT EN ES

Cibersegurança: um processo isolado ou integrado à GRC?

17 de novembro de 2022
Comunicação Bravo GRC

Com o tema da cibersegurança em alta e a ameaça de ciberataques à espreita, a maioria das empresas se atentou à necessidade de desenvolver iniciativas voltadas à segurança da informação. Em muitas delas, entretanto, essas iniciativas estão isoladas e muitas vezes concentradas na figura do CISO (Chief Information Security Officer) — executivo-chefe de Segurança da Informação, responsável por utilizar estratégias e ações para garantir a proteção adequada das informações da empresa. Este é um profissional com profundo conhecimento e capacidade para realizar estas ações. Mas, ao invés de manter estes processos isolados, integrá-los ao GRC pode trazer inúmeras vantagens para a empresa. 

Quando esses dois mundos se encontram — cibersegurança e GRC —, é muito mais fácil para a companhia articular os riscos da falha humana. Afinal, por mais seguros que sejam os seus sistemas e hardwares, há um risco que sempre deve ser considerado: a pecinha atrás do teclado. Nós, humanos, às vezes cometemos deslizes, seja por falta de conhecimento ou por distração. Dessa forma, é de grande vantagem para as empresas que todo esse processo seja integrado.  

Conheça nossos serviços de Cyber Security

Integração com GRC 

Quais as vantagens de integrar cibersegurança com GRC? 

Imagine que, em sua área de GRC, você tem um bom processo de Governança, Riscos e Compliance, que permeia toda a organização. A integração com cibersegurança te permite conectar e articular uma resposta melhor às questões de vulnerabilidade. 

Vamos pensar em um exemplo prático: um scanner pode verificar as vulnerabilidades que potenciais sistemas e estruturas corporativas possuem, e essas informações podem ser integradas via API (Interface de Programação de Aplicação) ou mecanismo de integração. 

Essas informações, uma vez que estiverem dentro de GRC, serão trabalhadas por riscos, controles e planos de ação. Certamente, sua gestão de riscos será muito melhor, e o nível de efetividade e resiliência da organização será muito mais sólido. 

uma empresa