PT EN ES

A valorização da auditoria e a importância da visão de longo prazo 

8 de setembro de 2022
Bravo Research

O livro ‘A grandeza de cada dia’, do escritor Stephen R. Covey, diz que pessoas íntegras são aquelas cujas palavras correspondem às ações e cujos comportamentos refletem seus valores.  

Integridade é um valor essencial para o profissional de auditoria. Uma característica que se traduz em ética e confiança, indispensáveis a quem trabalha com informações sigilosas e emite relatórios que apoiam decisões gerenciais.  

A natureza humana de um auditor é o ponto de partida para a abordagem que estabelecemos aqui.  Nesse sentido, seu caráter se soma a uma qualidade pessoal essencial: a visão apurada, questionadora e sensível, capaz de analisar um grande volume de dados, a partir de várias fontes, encontrando padrões, indicativos e tendências.  

Entre tantas demandas e cobranças, em que momento paramos para avaliar o quanto a ampliação e desenvolvimento do olhar são importantes para a atividade de auditoria? 

Uma aliada estratégica nessa tarefa é a tecnologia. Softwares que integram informações passaram a ser fundamentais para minimizar o esforço braçal e promover ganho de tempo, favorecendo a leitura e interpretação de dados e fatos que fundamentam o pensamento analítico.  

Quanto melhor a qualidade da análise, mais notável é o trabalho de um auditor. Conhecimentos técnicos relacionados a aspectos financeiros e tributários, normas e procedimentos, compliance e governança corporativa, entre outros, ganham solidez quando são capazes de agregar uma visão sistêmica dentro das organizações.  

Podemos dizer que, além da profundidade e capacidade de integração de diferentes áreas, o alcance do olhar também ganha relevância. Em tempos de vulnerabilidade e transformações, um dos temas que se destacam é a análise de riscos. Por meio dela, é possível enxergar a probabilidade de um determinado evento acontecer e identificar consequências. Ou seja, nesse contexto, não só o cenário atual é considerado, mas, também, a visão lançada para o futuro. 

Quando adotamos um eficiente gerenciamento de riscos, temos a oportunidade de atuar de forma proativa, com ações de elevado valor, como a elaboração de um Plano de Continuidade de Negócios. O PCN define estratégias e procedimentos de recuperação caso a empresa tenha que enfrentar contratempos causados por fatores internos ou externos.  Isso cria vantagens valiosas em relação ao cenário de riscos, entre as quais a eficiência ao reagir a interrupções da operação e a minimização de impactos negativos. 

Ao trazer para o ambiente de negócios a visão de longo prazo, estabelecemos com maior consciência ações, escolhas e decisões que devem nortear os negócios, fortalecendo a relação com colaboradores, stakeholders, investidores e a sociedade.  

A valorização do profissional de auditoria, partindo do reconhecimento de qualidades pessoais somadas a competências múltiplas, coloca luz na importância do fator humano dentro das empresas, promovendo integridade, olhar apurado e de longo prazo para apoiar lideranças e colaborar com a construção de uma nova governança corporativa.  

uma empresa