PT EN ES

Bravo GRC implementa plataforma SAI360 para gerenciar os principais riscos da Nexa

7 de setembro de 2021
Bravo GRC

Mineradora implementa sua metodologia de ERM em uma única plataforma de governança.

A Bravo GRC, RiskTech líder em prover soluções estratégicas de alto impacto em GRC (Governança, Gestão de Riscos e Compliance) e ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), concluiu a implementação da plataforma de GRC SAI360, da líder mundial Sai Global, na mineradora Nexa, embarcando de forma integrada a estrutura de ERM (Enterprise Risk Management) da companhia.

Segundo a analista de Riscos da Nexa, Mariana Saran Ferreira de Castro, o SAI360 possibilitou a migração de um trabalho manual, dependente de planilhas, para um processo dentro da plataforma. “O ano de 2020 foi muito desafiador. Com a pandemia, as visitas a campo foram canceladas, e a atualização dos riscos já teria que acontecer remotamente. O sistema ficou pronto e toda a reavaliação de riscos foi feita no SAI360, assim como a atualização de status dos planos de ação e a inserção de novos riscos na matriz. Um treinamento foi dado aos nossos pontos focais de cada unidade/área para que eles mesmos pudessem fazer o processo”, detalhou.

A profissional ainda destacou a eficiente interface entre os times da Bravo GRC e da Nexa. “Primeiro apresentamos nosso processo as is e depois desenhamos juntos o processo to be. Enviamos o modelo de relatório que era usado para que a sua extração pudesse ser feita automaticamente com as informações imputadas na plataforma. Para acompanhamento do projeto, fizemos reuniões semanais em que apresentávamos o status e as principais pendências e dificuldades encontradas”.

Antes, a equipe de Riscos da Nexa dedicava grande parte do trabalho consolidando as informações, atualizando gráficos e traduzindo para três idiomas (Português, Inglês e Espanhol). “A chegada do SAI360 trouxe mais rapidez e inteligência ao processo”, apontou Mariana. A mineradora buscou sistematizar seu processo para focar os esforços na estratégia do negócio e tornar a gestão de riscos corporativos uma grande apoiadora na tomada de decisão da liderança. “Queremos ser benchmarking no tema e trazê-lo cada vez mais próximo das áreas usuárias, garantindo uma estrutura organizacional que empodere os empregados na gestão de riscos”.

O principal ponto positivo identificado foi o desenvolvimento de uma inteligência em gestão de riscos. “Já estamos sendo reconhecidos por nossos stakeholders como impulsionadores e aliados, promovendo troca de conhecimento e integração das áreas e processos”, pontuou a analista de Riscos.

Potencializar a gestão de riscos corporativos

Ao implementar o SAI360 na Nexa, a Bravo GRC tinha como objetivo potencializar a gestão de riscos corporativos. Por meio de avaliações periódicas de riscos, os gestores responsáveis passam assim a informar o nível de exposição ao risco à área de ERM (Enterprise Risk Management). Os riscos mais críticos geram planos de ação que, por sua vez, são acompanhados por ERM para assegurar que eles estejam sendo mitigados ou pelo menos mantidos a níveis adequados.

Em complemento ao monitoramento, foi implementada a gestão de KPIs e KRIs para potencializar o alcance e profundidade da área de ERM. “Percebemos que poderíamos aprimorar e apoiar muito a forma de trabalho da Nexa, levar o máximo para dentro da tecnologia, do meio, eliminando retrabalhos. Indo ainda mais adiante, criamos, em conjunto com o cliente, a visão de uma metodologia de ERM robusta, consolidada e dinâmica, além de pavimentarmos a jornada para a evolução da governança. Neste cenário, os  diversos indicadores poderão inclusive compor todo o driver de ESG da companhia”, detalhou Claudinei Elias, CEO e Fundador da Bravo GRC.

Com o SAI360, a área de ERM dispõe de uma plataforma poderosa de coleta de informações corporativas, as quais são processadas automaticamente, gerando dashboards e relatórios em tempo real, em apenas um clique. Comunicações automatizadas e alertas de pendências de resposta dos usuários auxiliam ainda mais o gerenciamento, economizando mais tempo da área.

Ao fornecer uma ferramenta dedicada a atendê-los, disponibilizando todas as informações ao gestor de forma simples e amigável, a Bravo GRC, com a utilização do SAI360, se torna uma facilitadora de engajamento e promove a transformação cultural do ponto de vista de governança.

“A Bravo GRC trouxe para a Nexa a sua experiência em projetos complexos de ERM, GRC e ESG. Temos conhecimento sobre as melhores formas de implementação de metodologias, formas de trabalho e formas de apresentação de dados por meio dediversos mecanismos disponíveis na tecnologia, como dashboard, relatórios e outros. Levamos ao cliente inteligência para tornar o dia das áreas mais fluído. Promovemos uma governança que revoluciona o amanhã; com ações no presente, construímos um grande futuro”, finalizou Elias.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York e Toronto, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A.

Para mais informações, acesse: http://www.nexaresources.com

Sobre a Bravo GRC

A Bravo GRC é uma risktech líder na implementação de soluções robustas para Governança, Riscos e Compliance (GRC).

Com 15 anos de experiência e atuação somados ao core business de GRC, seu portfólio oferece tecnologias para Gestão de Riscos Corporativos (ERM), Environmental, Social and Governance (ESG), Cyber Security e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Por meio de soluções inovadoras e transformadoras, a Bravo GRC visa descomplicar a tecnologia e aplicar metodologias eficientes para garantir transparência e proteger, com responsabilidade e resiliência, todos os stakeholders, a sociedade, o planeta e o lucro das organizações. Para isso, desenvolve processos de cocriação e coinovação com os clientes, envolvendo inteligência em riscos e governança em prol do seu propósito.

Baixe este case aqui.

uma empresa