PT EN ES

Procurando saber mais sobre ESG?

18 de agosto de 2021
Bravo ESG

Um guia prático e rápido para as referências conceituais e indicadores em ESG, dedicado a todos que tenham interesse na área.

O assunto em voga é ESG (Environmental, Social and Governance) e muitos ainda estão desbravando estas siglas para entender o que elas representam e como impactam o dia a dia das pessoas e organizações.

Para que você possa entender mais o que está por trás destas três letras e seus aspectos principais, elencamos referências que não podem deixar de ser consultadas quando queremos ter acesso às principais informações sobre ESG para construir um conhecimento acerca do assunto, a fim de pensar em estratégias de sustentabilidade que se adequem ao perfil da sua organização.

Estas referências servirão como um guia, uma fonte de alimentação para que você possa navegar pelo tema. O ideal é que as organizações olhem primeiro para dentro, um processo de análise e busca pela transformação para uma cultura corporativa consciente sobre aspectos socioambientais e uma governança transparente. Isso facilitará a escolha mais adequada de ferramentas de acompanhamento e reporting que melhor reflitam o propósito da organização.

O ESG ganhou muita força nos últimos anos e tem origem em dois movimentos separados, que se convergem cada vez mais. O primeiro é o accountability. Cada vez mais, as pessoas estão interessadas em conhecer o impacto que as empresas têm sobre seus colaboradores, clientes, suas comunidades e sobre o meio ambiente.

Portanto, continuamente tentamos quantificar estas estruturas em métricas, as quais agora possuem novas categorias como o social, o ambiental e os aspectos da governança. De outro lado, temos o movimento do business valuation com o argumento de que as métricas que o mercado tem hoje não conseguem capturar todo o desempenho e valor da empresa, pois não conseguem capturar aspectos intangíveis, tais como capital intelectual, social e humano do negócio. As métricas de ESG podem indicar como mensurar este capital. Por isso, muitas vezes veremos neste e em outros materiais o termo “disclosure”, que significa um processo de acesso público às informações financeiras e de resultados de uma empresa, com o objetivo de dar transparência para os dados.

“Este é o primeiro volume do Guia Rápido ESG desenvolvido pela Bravo Research, área de pesquisa da Bravo GRC. Por meio desta publicação, buscamos demonstrar os caminhos para a jornada ESG, com todos os materiais que podem ser úteis para você e para a sua empresa se adaptarem a esta realidade. Em breve, lançaremos outros guias que complementam este primeiro, sempre em busca de compartilhar dados e conhecimentos sobre ESG. Aguardem e nos acompanhem!”

Claudinei Elias, founder e CEO da Bravo GRC

O primeiro volume do Guia Rápido ESG tem como objetivo apresentar, de maneira sintetizada e estruturada, as principais organizações e iniciativas globais que são referência em ESG (Environmental, Social and Governance). Uma forma rápida, leve e direta de compreender como as discussões acerca de temas socioambientais e de governança estão difundidas por diversos setores de mercado e nas próprias organizações. Baixe aqui o Guia Rápido ESG – Referências conceituais e indicadores, produzido pela Bravo Research.

Em breve lançaremos o Guia Rápido ESG Volume 2, que abordará como as regulamentações impactam o ecossistema – principalmente o mercado financeiro – de cada país, cada região e, ocasionalmente, geram um efeito cascata, atingindo investidores, fornecedores e outros participantes. Fique ligado em nossas redes sociais ou cadastre-se em nossa newsletter para saber quando será o lançamento.

uma empresa